Encontre aqui, mais rápido, sua resposta :)

Seguir

Quanto vou pagar de impostos?

Ao contrário do que muitos pensam, o quanto você vai pagar de imposto depende do regime de tributação e da atividade exercida e não da Natureza Jurídica (LTDA, EI, EIRELI) e do porte de faturamento (ME/EPP).

No Lucro Presumido, as alíquotas podem variar entre 12,33% e 16,33%. A diferença ocorre por incentivo de ISS (imposto da prefeitura) para determinadas atividades. 

No Simples Nacional, as alíquotas iniciais variam de 4,5% até 19,5% sobre o valor bruto faturado.

 

Entenda o Simples Nacional:

Cada atividade permitida no Simples Nacional está enquadrada dentro de 1 dos 6 anexos do programa. Uma empresa pode ter mais de uma atividade, sem problemas. Mas terá que pagar diferentes alíquotas de imposto.

Por exemplo, vamos supor uma empresa que possui:

Atividade primária: 6209-1/00 - Suporte Técnico, Manutenção e outros serviços em tecnologia da informação

Atividade secundária: CNAE 6201-5/00- Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda

A atividade primária de Suporte Técnico está enquadrada no Anexo 6 e, portanto, tem alíquota inicial de 16,93% sobre o valor faturado. Já a atividade de Desenvolvimento de Programas de Computador está enquadrada no Anexo 5, com alíquota inicial de 17,5% + 2% de ISS (totalizando 19,5%).

Toda a vez que esta empresa emitir nota fiscal referente a atividade primária de suporte técnico, ela pagará 16,93% de imposto sobre o valor faturado.

Para mais informações sobre o Simples Nacional, clique aqui.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 4 de 5

Comentários