Encontre aqui, mais rápido, sua resposta :)

Seguir

Quais são os possíveis status da nota fiscal?

O emissor de nf-e é responsável pela transmissão das informações para a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e um bom software emissor de nota fiscal também coleta o retorno da emissão.

Em média, o processamento leva menos de 30 segundos e esse retorno é a resposta do que ocorreu com a nota fiscal eletrônica, ou seja, o resultado do processamento da NF-e.

Existem diversos tipos de respostas e a maioria dos softwares emissores de notas fiscais eletrônicas unifica as informações em 6 grupos para facilitar a entendimento do usuário e realizar alguma ação necessária (se for o caso), os status da NF-e são:

 

  • Processando - as informações estão em processamento das informações;
  • Rejeitada - a SEFAZ recusou a emissão da NF-e, devido a alguma inconsistência nos dados enviados;
  • Denegada - reporta impossibilidade de emissão contra o CNPJ do destinatário;
  • Cancelada - solicitação de cancelamento de nota fiscal eletrônica aceita com sucesso;
  • Inutilizada - solicitação de inutilização da numeração da NF-e aceita com sucesso;
  • Autorizada - significa que está tudo ok com os dados enviados, e a NF-e está liberada, inclusive a impressão da DANFE.

 

“Mas como eu sei se minha nota foi aceita?” Fique tranquilo, essa é um pergunta frequente! Conforme mencionamos acima, as notas fiscais aceitas sempre estarão com o status “Autorizada”.

Uma atenção imediata é requerida para os status “Rejeitada” e “Denegada”, neste casos, provavelmente você precisará efetuar alguma ação para emitir a NF-e.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 2 de 3

Comentários