Encontre aqui, mais rápido, sua resposta :)

Seguir

Quais são as etapas do processo de abertura da minha empresa?

  Vamos te mostrar por aqui o que acontece, exatamente, desde o momento em que você clica no botão "Abrir Empresa Grátis" no site da Contabilizei, até o momento mais esperado de todos: Quando a empresa estiver liberada para exercer atividades, podendo emitir notas fiscais para receber pelo trabalho realizado.

  1. Iniciando o processo pelo site da Contabilizei

  Depois de acessar o site, ler os materiais informativos e ficar por dentro de tudo que a Contabilizei fará por você, é hora de clicar no botão "Abrir Empresa Grátis". Você será guiado no próprio site a escolher qual área abrir a empresa, e depois poderá entender uma média dos valores que precisará pagar para efetivar a abertura, além de simular qual o valor da mensalidade da Contabilizei.

  1. Cadastro Inicial

  Chegou a hora de iniciar o seu cadastro. Nessa etapa, você irá cadastrar o seguinte:

  • Seus dados pessoais (e também dos outros sócios, se for o caso);
  • A Razão Social da empresa, o Nome Fantasia e o endereço onde ela ficará localizada;
  • Se sua empresa será optante pelo Simples Nacional ou não, e também se será uma empresa EI (Empresário Individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou uma LTDA (Sociedade de Responsabilidade Limitada);
  • A descrição das atividades que irá realizar, para que assim possamos definir os melhores CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) para sua empresa;
  • E, por último, você efetuará o pagamento de acordo com o valor simulado na 1ª etapa. Lembrando que esse valor ficará como crédito para as primeiras mensalidades.

Ficou com dúvida sobre o que é o Simples Nacional, Natureza Jurídica e outros termos complicados? Fique tranquilo! Nos links abaixo você encontra todas as informações sobre esses assuntos.

Minha empresa será do Simples ou Lucro Presumido?

Qual a diferença entre uma EI, EIRELI e LTDA?

  1. Aprovação de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas)

  Com o pagamento efetuado, em até 5 dias úteis nossos contadores fanáticos analisam as informações que você cadastrou para sugerir os melhores CNAEs para a sua empresa. Caso necessário, você também receberá orientações sobre a Razão Social, Natureza Jurídica escolhida, entre outros.

  Esse contato será feito por e-mail, onde você receberá um link para acessar a "Área do Cliente" - um espaço para você verificar um resumo das informações cadastradas e também os CNAEs sugeridos pela nossa equipe.

  Aqui vem um ponto super importante: cada CNAE possui uma alíquota inicial já estabelecida pelo Governo Federal, de acordo com a atividade que esse CNAE representa. Para empresas optantes pelo Simples Nacional, temos uma tabela completa com quanto é alíquota dos CNAEs. Dá uma olhada:

Tabela Completa do Simples Nacional

  Se você desejar alterar ou incluir algum CNAE, poderá fazer pelo próprio link que recebeu por e-mail. Assim nossos contadores poderão analisar as suas sugestões e fazer os ajustes necessários. Ah! Você pode escolher mais de um CNAE, ok? Isso não aumentará os custos da sua empresa, pelo contrário, quanto mais CNAEs registrados para a sua empresa, maior o ramo de atividades que ela poderá executar.

  1. Elaboração dos documentos da empresa e consultas prévias obrigatórias nos órgãos públicos

  Quando você aprovar as nossas sugestões de CNAEs, e já não quiser realizar mais nenhuma alteração no cadastro, entraremos então na fase de elaboração dos documentos da sua empresa.

  Essa etapa leva em torno de 15 dias úteis para ser concluída (prazo que começa a contar após a confirmação do início do processo pela nossa equipe), pois também precisamos realizar consultas prévias obrigatórias juntamente aos órgãos públicos responsáveis por abertura de empresas.

 

Entenda abaixo o que realizamos nessa etapa:

 

Análise de CPL e Viabilidade de Nome

Prazo do órgão: em média entre 2 a 3 dias úteis

  CPL é a sigla para Consulta Prévia de Localização, e corresponde à análise da Secretaria Municipal do Urbanismo quanto à adequação da(s) atividade(s) solicitada(s) em relação ao zoneamento em que o imóvel se localiza.

E a Viabilidade de Nome? Para que serve?

  Esta é uma pesquisa antecipada nos registros da Junta Comercial do seu estado sobre a existência de empresas constituídas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao nome empresarial da empresa que se pretende abrir, evitando assim qualquer problema futuro em relação ao nome da sua empresa.

Geração da FCN - Ficha de Cadastro Nacional

Prazo do órgão: em média entre 1 a 2 dias úteis

  O preenchimento da FCN irá fornecer os documentos necessários para a a entrada do processo de abertura na Junta Comercial do seu estado.

Elaboração do Documento Básico de Entrada (DBE) para o CNPJ

Prazo do órgão: em média entre 2 a 3 dias úteis

  A DBE é um documento obrigatório para profissionais que desejam atuar no mercado de trabalho como Pessoa Jurídica, pois através dele cria-se o CNPJ.

Espera da aprovação da DBE pela Receita Federal

Prazo:  em média entre 1 a 2 dias úteis

  Com a DBE gerada, precisamos aguardar a aprovação por parte da Receita Federal.

DBE Aprovada pela Receita Federal

  Com a DBE aprovada pela Receita Federal, poderemos finalizar sua documentação, revisá-la para garantir que não está faltando nada, para em seguida enviar via Sedex para o endereço que você cadastrou.

5.Recebimento dos documentos para protocolo na Junta Comercial

  Assim que os documentos forem enviados pelos Correios, você receberá por e-mail essa notificação juntamente com o código de rastreio para que possa acompanhar a entrega.

  Quando você receber os documentos, verá que colocamos todas as orientações de como você deve proceder para dar entrada no processo na Junta Comercial do seu estado. Terá marcações de onde assinar, o que precisa reconhecer firma no cartório, as guias da Junta Comercial para pagamento, entre outras orientações importantes.

  Com tudo pago, assinado e autenticado no cartório, é hora de ir na Junta Comercial. Lá você entregará os documentos para análise, e em troca receberá um número de protocolo, o qual você deverá registrar no sistema da Contabilizei para que possamos acompanhar a análise da Junta Comercial.

  O prazo para que essa análise seja concluída varia muito de estado para estado. Em média, leva de 7 a 10 dias úteis.

  Quando deferido, ou seja, quando aprovado o processo nessa etapa, a maioria das Juntas Comerciais do Brasil já irá liberar o CNPJ da sua empresa, contudo, ainda não estará apto a emitir notas fiscais pois ainda dependemos da conclusão da próxima etapa, que é o de cadastro na Prefeitura de sua cidade

  1. Cadastro na Prefeitura

  Nessa fase, iremos cadastrar a sua empresa na Prefeitura do seu município para emissão de notas fiscais. Dentro de 7 dias úteis após a aprovação da Junta Comercial, nossa equipe irá elaborar os documentos necessários para cadastro na Prefeitura e irá te enviar por e-mail com as todas as orientações de agendamento e protocolo.

  Assim como na etapa anterior, você também precisará nos enviar o número do protocolo da Prefeitura para que possamos acompanhar a análise.

  O prazo para que essa análise seja concluída varia muito de cidade para cidade. Em média, leva de 10 a  20 dias úteis.

  1. Enquadramento no Simples Nacional e finalização do processo de abertura

  Para empresas optantes pelo Simples Nacional, poderemos realizar essa solicitação de enquadramento após a aprovação da Prefeitura. A Receita Federal libera a aprovação do pedido em datas chaves, sendo os dias 06, 16 e 26 de todos os meses. A data de liberação vai depender do dia em que foi solicitado o enquadramento. Veja como funciona:

- É liberado no dia 06 se for solicitado entre os dias 20 e último dia do mês;

- É liberado no dia 16 se for solicitado entre os dias 01 e 09;

- É liberado no dia 26 se for solicitado entre os dias 10 e 19;

  Uma vez aprovado o pedido, o processo de abertura está finalizado e sua empresa já poderá emitir notas fiscais.

Um último recado!

Por último, mas não menos importante, queremos antes te dizer algo: Parabéns! :)

Parabéns, pois saiba que o primeiro passo você já deu, e essa é a etapa mais desafiadora de todo o processo, sabia disso?

  Acreditamos que, se você chegou até aqui, é porque está buscando uma mudança na sua vida. Seja porque decidiu unir suas melhores qualidade para abrir seu próprio negócio, com o desejo de mostrar o que sabe fazer de melhor, ou talvez porque você já seja um empreendedor com várias ideias legais em prática, e agora deseja colocar de vez o nome da sua empresa no mural dos empreendimentos brasileiros.

  Seja qual for o motivo, saiba que estamos felizes e animados pela sua escolha. E sabe o que é o melhor? Você vai ver que contabilidade não é um bicho de 7 cabeças ;)

 Vamos dar o primeiro passo?

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 62 de 62

Comentários