Devido ao princípio da entidade, não é permitido que as operações da empresa sejam efetuadas em nome da pessoa física.
Este princípio trata da separação das contas, ou seja, não pode misturar as receitas ou despesas da PJ com a PF ou vice-versa.
Se ocorrer equivocadamente o recebimento de receita da PJ na conta PF, a recomendação é do estorno ao cliente e solicitação do pagamento na conta PJ.
Na impossibilidade do estorno, esses valores recebidos em conta PF do sócio das receitas da PJ referente a emissão de notas fiscais, deverá ser lançado na plataforma através do lançamento de Caixa, e classificar como "recebimentos de clientes", conforme orientação abaixo.
Atenção: Estes casos se aplicaria para caso de recebimentos ocorridos em conta PF nacional.
Para valores recebidos na PF a partir de contas do exterior, a Receita Federal interpreta de outras formas, e não devem ser registrado via caixa.
Para realizar o lançamento, basta acessar a plataforma no menu do lado esquerdo » Movimentações » Fazer lançamento caixa:
Em seguida clicar em Adicionar lançamento, selecionar o mês/ano do recebimento para realizar o lançamento:
Já pelo pagamento de despesas da empresa pela conta PF, será tratado como sendo "empréstimo" desse valor para a PJ. Podem acontecer situações em que o pagamento ocorreu equivocadamente pela PF, ou em casos que esteja realmente impossibilitado, como, por exemplo, uma guia sem código de barras e que o banco PJ não aceite.
Nessas situações pontuais em que já ocorreu o pagamento pela PF, esses lançamentos são registrados na movimentação de Caixa, considerando que o pagamento não transitou na conta PJ.
Pela entrada dos recursos:
Pelo pagamento da despesa:
Porém, esses pagamentos serão caracterizados como “Empréstimo do Sócio à Empresa”, nessa situação o documento que irá acobertar as transações será o contrato de mútuo entre o sócio PF e a PJ, detalhando as regras do empréstimo como, por exemplo: (valor do empréstimo, juros, prazo de retorno, carência e afins), e após a elaboração recomenda-se o registro em cartório e envio a nós via chamado.
Quando a empresa realizar a transferência do valor da conta PJ para a conta PF, esta saída será classificada como "pagamento do empréstimo do sócio", e como estará no extrato bancário, você não precisa lançar manualmente em Lançamento de caixa, o registro ocorrerá através da importação do extrato bancário na plataforma.
Mas para análise quanto ao contrato de mútuo e envio do modelo de contrato, recomendamos que realize a abertura de um chamado para orientações!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.