O processo de emissão do Certificado Digital é dividido em três passos. Vamos explicar em detalhes o que será realizado em cada fase.
Não se preocupe, se você já progrediu no processo, poderá ler as instruções da etapa em que se encontra! Basta clicar nas orientações da etapa.
Passo 1 - Compra do seu Certificado:
Se você precisa adquirir ou renovar o Certificado Digital da sua empresa, o processo é simples!
Nas duas situações (primeira compra ou renovação) poderá fazer isto através da plataforma Contabilizei, com nossa certificadora parceira Soluti.
No plano Básico, você fará a compra do Certificado Digital com desconto. Abaixo você encontrará detalhes de como fazer a compra com a certificadora parceira.
- Acesse sua plataforma e no canto superior direito, clique em: Dados da Empresa:
Obs: Caso esteja renovando seu Certificado Digital, a Plataforma fará um lembrete logo na tela inicial - e você poderá iniciar o processo através dele, basta clicar em Renovar Certificado.
- Clique em Adquira o certificado com desconto:
- Agora você clicará em Comprar Certificado.
- Na tela seguinte, você poderá conferir detalhes do Certificado Digital. Para prosseguir, clique em comprar certificado.
- Você será redirecionado para o ambiente Soluti para efetuar a compra do seu eCNPJ. Na tela a seguir, você preencherá seus dados e os dados de pagamento, feito isso é só clicar em Finalizar compra.
Neste link o pagamento pode ser feito via cartão de crédito em até 3x ou via pix.
Caso queira realizar o pagamento com desconto via boleto, você pode entrar em contato com nossa parceira através do canal de atendimento exclusivo para clientes Contabilizei:
Ligação ou WhatsApp: 4000-1807
Disponível de segunda a sexta das 08h às 18h e sábado das 08h às 12h.
- Após a aprovação da compra, a Soluti enviará para o seu e-mail o número do seu voucher/pedido para prosseguir com o agendamento da validação - que é o Passo 2 desse processo.
Passo 2 - Agendamento da Validação:
Chegou a hora de validar o seu Certificado Digital. Essa etapa é importante para viabilizar a emissão do seu eCNPJ! Nela você fará uma breve entrevista com a Certificadora, onde ela validará sua identidade, apenas que você é você mesmo. Importante: O processo de validação do Certificado Digital eCNPJ só poderá ser feito pelo sócio responsável pela empresa perante a Receita Federal.
Você poderá realizá-la de duas maneiras:
I) Videoconferência: se possuir CNH válida ou biometria cadastrada na Soluti.
II) Presencialmente: caso não possua CNH ou biometria.
Nesse artigo você encontrará orientações para:
Após realizar a compra do Certificado Digital, a certificadora parceira enviará para o seu e-mail a confirmação da compra, acompanhada do número do pedido/voucher. Esse número será utilizado durante a validação. Para iniciar o passo 2, você precisará voltar na plataforma para agendar a validação. Clique aqui ou acesse no canto superior direito > dados da empresa > Certificado Digital.
Se já está tudo certo e o e-mail já foi recebido, clique em: “Sim, já fiz minha compra”.
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Agendar atendimento:
salve os documentos da sua empresa, clicando em obter documentos e depois clique em agendar atendimento.
- Ao clicar em agendar atendimento, a plataforma perguntará se você possui CNH. Essa pergunta é importante para definirmos a forma de validação (se por videoconferência ou presencial)
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Fazendo o atendimento: videoconferência - com CNH:
Observações importantes:
- - recomendamos que esse processo seja feito a partir do navegador Google Chrome.
- - a senha do seu certificado digital será gerada durante a videoconferência, lembre-se de salvá-la para poder realizar a emissão posteriormente!
- - caso você saia do link durante o processo, não se preocupe, basta acessar novamente por aqui e preencher os dados do pedido/voucher e CPF, que você continuará de onde pausou.
- - esse processo precisará ser feito pelo sócio responsável pela empresa perante a Receita Federal.
3.1) Para iniciar, você poderá clicar nesse link. Você será redirecionado para o ambiente Soluti!
3.2) Insira o número do pedido/voucher e clique em avançar.
3.3) Digite seu CPF. Para avançar você precisará dar o aceite na política de privacidade:
(nesse momento, a Soluti fará a busca da sua biometria na base de dados)
3.4) Em seguida, você preencherá suas informações.
Recomendamos que coloque um telefone e e-mail aos quais possuí fácil acesso, pois, em casos de queda de conexão ou energia durante a videoconferência, a Soluti entrará em contato com você através desses contatos.
Depois do preenchimento, é só clicar em avançar.
3.5) Confira seus dados e se estiver tudo certo, clique em avançar.
3.6) Chegou a hora de tirar uma foto (assim como nas validações em bancos digitais, você tirará uma foto do seu rosto, para prosseguir com o processo de segurança, onde a certificadora validará que você é você ☺).
Recomendamos que: esteja em um local iluminado, com o rosto visível, sem sorrir e com a cabeça dentro da moldura.
Importante: Caso deseje, você pode pular essa etapa e essa foto será tirada durante a videoconferência com o atendimento da Soluti.
Depois da foto, você poderá conferir e enviar ou tirar outra.
3.7) Agora, você escolherá a melhor opção de atendimento:
a) entrar na fila de atendimento, para que ele ocorra no mesmo dia.
b) ativar o lembrete, você escolherá o melhor dia/horário para a videoconferência e a Certificadora avisará você com uma hora de antecedência.
3.8) Ao iniciar o processo, você poderá ativar o alerta sonoro - que tocará assim que chegar sua vez de ser atendido.
3.9) Quando chegar sua vez, ative seu microfone e câmera.
3.10) Aguarde a confirmação do atendente da Soluti, nesse momento eles estão validando suas informações.
3.11) IMPORTANTE: Durante a videoconferência a Soluti disponibilizará apenas em sua tela a senha do seu certificado digital eCNPJ. Por regulamentações de segurança essa senha NÃO poderá ser redefinida depois, por isso, recomendamos que: salve ela em um lugar seguro e de fácil acesso - pois ela será utilizada na hora de emitir o seu Certificado Digital eCNPJ A1.
3.12) Ao final da videoconferência você receberá em seu e-mail a confirmação da emissão do Certificado Digital eCNPJ.
Nesse e-mail, você receberá: os dados do seu eCNPJ, incluindo: usuário, modelo e validade.
O usuário fornecido no e-mail e a senha gerada durante a videoconferência, serão utilizados para fazer a emissão do seu Certificado.
Assim que o processo de videoconferência for concluído, em algumas horas você receberá por e-mail o usuário do seu Certificado Digital - que deverá ser utilizado em conjunto com a senha de emissão mostrada na vídeo, para o processo de emissão do Certificado Digital eCNPJ, que é o nosso Passo 3.
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Fazendo o atendimento: presencial - Sem CNH:
Após clicar em agendar atendimento você será redirecionado para o ambiente da Soluti (Certificadora Parceira) para o agendamento da sua validação presencial.
Você poderá escolher o melhor local, dia e horário para realizar esse atendimento.
Lembre-se de levar consigo no dia: documento pessoal com foto, Contrato Social da empresa e Cartão CNPJ.
Após o atendimento presencial, você receberá um papel chamado Documento Reservado que será utilizado em nosso Passo 3 - Emissão do Certificado.
Passo 3 - Emissão do Certificado.
A emissão do Certificado Digital poderá ser feita de duas maneiras: com usuário + senha (que são os dados fornecidos pela certificadora) ou através do arquivo do Certificado Digital.
Vamos detalhar abaixo:
- Com usuário e senha: significa que você ainda não fez a emissão do seu Certificado, ou seja, ele ainda é apenas um usuário e senha. Com esses dados, você conseguirá gerar o arquivo do Certificado Digital diretamente na plataforma da Contabilizei.
Depois desse processo, o arquivo + senha, ficam disponíveis para você fazer o download diretamente em seu computador. - Com arquivo: significa que você já fez a emissão do seu Certificado Digital diretamente em seu computador e agora, você precisa fazer o Upload do Certificado na Plataforma da Contabilizei.
Emissão do Certificado com usuário e senha:
Emissão do Certificado com arquivo e senha:
Emissão do Certificado - com usuário e senha:
Após a validação por videoconferência ou presencialmente você receberá os dados para realizar a emissão do Certificado Digital eCNPJ.
1.1 Se você realizou a validação por videoconferência, você receberá por e-mail o nome de usuário e utilizará a mesma senha mostrada na videoconferência para concluir a emissão do seu Certificado.
1.2 Caso tenha feito o atendimento presencialmente, você receberá o Documento Reservado que terá um nome de usuário e senha no formato abaixo:
Com o nome do usuário e senha em mãos, acesse a plataforma da Contabilizei e clique em “Emitir certificado digital':
Na página de emissão de certificado digital, insira seu nome de usuário e senha e depois clique em emitir certificado.
Pronto, agora é só aguardar! Seu certificado digital foi emitido com sucesso.
Emissão do Certificado com arquivo e senha:
Antes de fazer o envio do arquivo do Certificado Digital na plataforma, você precisará exportar o certificado com chave privada.
Veja como realizar o processo de exportação: Windows e Mac
Caso precise de ajuda no processo de exportação da chave privada, você poderá entrar em contato com a Soluti através do número: 4000-1807 Através desse número você poderá acioná-los pelo WhatsApp, selecionando a opção 2 para suporte técnico. |
Após exportar o certificado com chave privada,clique aqui para fazer o envio do arquivo do Certificado Digital e-CNPJ em formato .PFX.
Insira o arquivo, a senha e clique no botão Enviar.
Pronto, seu certificado foi instalado com sucesso!
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