Neste artigo trazemos uma FAQ, com as principais dúvidas que você possa ter sobre o cobranças na conta PJ.
Como envio o boleto para o meu cliente?
Como faço para alterar os dados de um boleto já emitido?
É possível pagar boletos gerados na plataforma no exterior?
Se o boleto não for pago, ele será cancelado automaticamente?
Se meu cliente não pagar o boleto, eu vou pagar pelo boleto gerado?
O que significa o cada status de validação de conta para emissão de boletos?
Posso utilizar minha conta Pessoa Física para emitir boletos?
Quais bancos são atendidos para emitir boletos pela plataforma?
Como cadastrar a conta bancária para receber os boletos pagos?
Como gerar boleto após emitir a nota fiscal?
Como funciona o emissor de boletos da plataforma?
Posso cobrar meu cliente através de cartão de crédito?
Como funciona a opção de Cobrar por Cartão?
Como eu recebo os valores pagos pelos meus clientes através de cartão?
Preciso ter uma maquininha ou me cadastrar em alguma adquirência para receber via cartão?
Em quanto tempo eu vou receber o valor pago pelo meu cliente?
Como faço para ter acesso à geração de cobrança?
Como faço para gerar uma cobrança por cartão de crédito?
Como gerar boleto?
Receber dos seus clientes não precisa ser complicado. Se você já tem a conta de recebimento no BS2, basta acessar sua plataforma Contabilizei e no menu lateral, clicar na opção “Cobrança”. Na sequência selecione “Cobrar por boleto”.
Cobrança >> Cobrar por boleto >> Emitir boleto
Depois, basta preencher as informações solicitadas e clicar em emitir. O boleto será automaticamente enviado para o e-mail do seu cliente e você receberá o valor integral em até 4 dias úteis após o pagamento na conta cadastrada.
Se você ainda não tem sua conta de recebimento BS2, você precisará abri-la antes de gerar seus boletos. Basta clicar na opção Abrir conta BS2 na tela exibida.
Como envio o boleto para o meu cliente?
Ao final do preenchimento das informações do boleto, você deverá informar o e-mail do seu cliente e o boleto será enviado automaticamente.
Você poderá fazer isso buscando um cliente já cadastrado através do botão “Buscar Cliente” ou cadastrando no botão Novo Cliente
Como faço para alterar os dados de um boleto já emitido?
Uma vez gerado o boleto, ele não pode ser alterado conforme regras do Banco Central. Nesse caso você precisa cancelar esse boleto e emitir um novo.
Selecione o boleto que deseja cancelar na área Histórico de Faturas na parte inferior da página e clique no ícone e depois confirme na opção Cancelar Boleto.
Cobrança >> Histórico de Fatura >> Cancelar Boleto
É possível pagar boletos gerados na plataforma no exterior?
Hoje não é possível realizar o pagamento dos boletos através de contas no exterior ou através de cartão de crédito internacional.
No entanto, você poderá realizar a cobrança com a função “Cobrar por cartão”, gerando um link para que o seu cliente realize o pagamento através de cartão de crédito, sem emissão de boleto.
Se o boleto não for pago, ele será cancelado automaticamente?
O boleto é válido somente até a data de vencimento, ou seja, no dia seguinte ao seu vencimento ele estará com o status expirado. Caso você queira, poderá realizar o cancelamento do mesmo.
Se meu cliente não pagar o boleto, eu vou pagar pelo boleto gerado?
Não. A taxa só é cobrada quando o seu cliente realiza o pagamento do boleto. Lembrando que a taxa de compensação é R$ 1,99 mais 0,5% da transação, com o mínimo de R$0,50 e o máximo de R$4,00.
O que significa o cada status de validação de conta para emissão de boletos?
Ao cadastrar uma conta como destino para o recebimento dos valores pagos através de boleto, existe um processo a ser realizado antes da liberação para emissão:
Em verificação: estamos validando os dados da conta informada para garantir que os créditos serão efetuados corretamente. Nesta etapa, a emissão de boletos ainda não é permitida.
Conta validada: os dados bancários informados foram validados e você já pode começar a emitir seus boletos.
Conta rejeitada: os dados bancários foram verificados e apresentaram alguma divergência nas informações, tais como:
- Dígito incorreto;
- Numeração de documentos divergentes;
- Nome incorreto do titular da conta bancária;
- Natureza da conta (Conta Pessoa Física informada como Conta Pessoa Jurídica e vice-versa)
Posso utilizar minha conta Pessoa Física para emitir boletos?
Esta prática não é recomendada, uma vez que quando a conta bancária utilizada é a mesma, para a Receita Federal, não há separação entre pessoa jurídica e pessoa física, o que pode acarretar em mais impostos.
Quais bancos são atendidos para emitir boletos pela plataforma?
Para receber os boletos gerados em nossa plataforma e pagos pelo seu cliente, você precisa cadastrar uma conta dos seguintes bancos:
- 218 - BS2
- 001 - Banco do Brasil
- 033 - Santander
- 041 - Banrisul
- 070 - BRB
- 077 - Inter
- 104 - Caixa Econômica
- 237 - Bradesco
- 341 - Itaú
- 748 - Sicredi
- 756 - Sicoob
Como cadastrar a conta bancária para receber os boletos pagos?
No menu lateral, clique em Cobrança e na sequência Cobrar por Boleto. No campo Conta para Recebimento preencha os dados e clique em verificar.
A verificação é feita apenas uma vez e leva em torno de 1 dia útil. A conta informada será usada para todos os recebimentos.
Cobrança >> Cobrar por Boleto >> Conta para Recebimento
Como gerar boleto após emitir a nota fiscal?
Após preencher as informações da sua nota fiscal, marque a opção “Habilitar emissão de boleto após emissão de notas” no canto inferior esquerdo da página.
Como funciona o emissor de boletos da plataforma?
O emissor de boletos está disponível para todos os clientes e você só paga a taxa caso o seu cliente realize o pagamento do boleto gerado. Lembrando que a taxa de compensação é R$ 1,99 mais 0,5% da transação, com o mínimo de R$0,50 e o máximo de R$4,00.
Você pode emitir boletos de duas formas:
1. Vinculado a uma nota fiscal de serviço após a sua emissão (disponível apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Belo Horizonte)
2. Sem vínculo com nenhuma nota fiscal
Posso cobrar meu cliente através de cartão de crédito?
Além de gerar boletos, a Contabilizei disponibiliza para você o Cobre PJ. Com ele você pode gerar cobrança para seu cliente realizar o pagamento através de cartão de crédito.
Assim como na geração de boletos, para gerar cobranças com cartão, você precisa ter a conta digital do Banco BS2.
Basta você clicar na opção “Cobrança” no menu lateral e selecionar a opção “Cobrar por cartão de crédito” . Cobrança >> Cobrar por Cartão de Crédito
Caso você ainda não tenha uma conta do BS2, você precisa criar. Para isso basta clicar em:
E depois em Abrir conta BS2:
Como funciona a opção de Cobrar por Cartão?
Você pode gerar cobranças para o seu cliente através de cartão de crédito sem precisar de uma maquininha ou um e-commerce. Com o Cobre PJ, você gera um link de pagamento enviado para o email do seu cliente e o valor pago cai na sua conta em até 2 dias úteis, independente se a compra foi à vista ou parcelada.
Ou seja, você permite ao seu cliente parcelar o seu pagamento e você recebe tudo de uma única vez. E ainda pode decidir se quer repassar a taxa de administração do cartão para o seu cliente, ou se você assume o custo.
Como eu recebo os valores pagos pelos meus clientes através de cartão?
Os valores pagos pelos seus clientes através de cartão são creditados na sua conta digital BS2 em até 2 dias úteis, independente de quantas parcelas você dividiu para ele no momento da geração.
Se você optou por repassar o valor da taxa de intermediação para o cliente, você receberá o valor integral da cobrança. Caso contrário, você receberá o valor da cobrança menos a taxa de intermediação.
Preciso ter uma maquininha ou me cadastrar em alguma adquirência para receber via cartão?
Você não precisa de maquininha nem de cadastro em nenhum serviço de recebimento com cartão. Com o Cobre PJ você já tem essa opção liberada. Basta clicar em Cobrança no menu lateral e em seguida “Cobrar por cartão”. E você não paga mensalidade para usar este serviço, pois ele já está incluso no seu plano.
Em quanto tempo eu vou receber o valor pago pelo meu cliente?
Os valores pagos pelo seu cliente através de cartão, são creditados na sua conta cadastrada em até 2 dias úteis, independente de quantas parcelas você dividiu para ele no momento da geração.
Para os pagamentos realizados por boleto, este prazo é de 4 dias úteis.
Como faço para ter acesso à geração de cobrança?
Se você já tem acesso a Contabilizei, o seu Cobre PJ já está habilitado. Basta clicar em "Cobranças" no menu lateral e começar a emitir boletos ou cobrança por cartão. Você não precisa se cadastrar e nem aguardar a verificação de usuário, pois já fizemos isso quando você confiou sua contabilidade para nós.
Como faço para gerar uma cobrança por cartão de crédito?
Para gerar uma cobrança por cartão de crédito, o primeiro passo é ter uma conta digital do BS2 aberta pela nossa plataforma. Se você já tem a conta:
- Clique em Cobrança no menu lateral e depois selecione a opção “Cobrar por Cartão”
Cobrança >> Cobrar por Cartão
- Em seguida, preencha o valor do pagamento.
- Ao selecionar a opção “Sim” no campo “Custos de Intermediação serão repassados”, o valor da taxa do cartão de crédito será somado ao valor da cobrança que você enviará ao cliente. Se você selecionar “Não”, o valor será descontado do crédito realizado em sua conta após o pagamento do cliente.
- Em seguida, você deve selecionar em quantas vezes você deseja oferecer o parcelamento ao seu cliente. Lembre-se que independente do parcelamento, o valor será creditado de uma única vez na sua conta.
- Após preencher as informações de valor, taxa de intermediação e número de parcelas, você verá o valor total a ser cobrado do cliente e valor que você receberá. Após a conferência, você deverá informar uma descrição e o vencimento da cobrança. Depois é só clicar em Próximo.
- Selecione um cliente já cadastrado ou clique em “Novo Cliente” para cadastrar, caso seja o primeiro pagamento gerado a ele pela plataforma.
- Confira os dados da cobrança e clique em “Enviar Cobrança”
- Seu cliente receberá um email no endereço informado por você no cadastro e deverá clicar na opção “Pagar com Cartão”
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