Ao entregar a declaração anual do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), você recebe um comprovante que confirma o envio da declaração. O documento tem uma sequência de 12 números — essa a informação mais importante para a abertura de seu CNPJ aqui na Contabilizei:
Quando você estiver cadastrando os dados das pessoas que são sócias (se houver mais de uma pessoa, claro) na nossa plataforma, será solicitado a você o número do recibo da entrega da declaração de Imposto de Renda:
Por isso, se você não se lembra onde guardou (ou salvou) o recibo, não se preocupe: é possível recuperá-lo.
Como recupero o número do recibo do Imposto de Renda?
1. Através do portal e-Cac
Acesse o site da Receita Federal e clique no serviço “Declaração IRPF”. Para isso, você precisa ter um cadastro no site ou um certificado digital próprio para poder usar o serviço.
2. Através do computador ou dispositivo móvel usados para enviar a declaração
Se a declaração foi salva e enviada em um computador, tablet ou celular, procure o documento no seu disco. Por exemplo, o arquivo pode estar na pasta “C/Arquivos de Programas/Programas SRFIRPF20XXtransmitidas”:
Para imprimir o recibo e ter acesso ao número, você deve acessar os dados pelo programa da Receita da seguinte maneira: em Declaração, selecione Imprimir. Simples assim.
Se você tiver feito a declaração por tablet ou celular, você pode acessar o app e recuperar o recibo, desde que tenha a cópia da declaração e do recibo baixados em seu aparelho.
3. Em uma das unidades da Receita Federal, pessoalmente
Por fim, se não conseguir recuperar o recibo da declaração do IR pelos meios que mostramos até agora, você vai ter que ir até uma das unidades de atendimento da Receita Federal e solicitar pessoalmente.
A Receita orienta a levar um pendrive para que a cópia digital seja gravada. Caso você se esqueça, é possível imprimir no local, mas há custos, neste caso.
Consulte onde fica a unidade mais próxima de você.
Por que é importante o número do recibo da declaração do Imposto de Renda?
O enquadramento de sua empresa no regime tributário correto precisa ser feito junto à Receita Federal em até 60 dias após a emissão do seu CNPJ.
Para isso, precisamos do número do último recibo de entrega do IRPF ou, excepcionalmente, o seu título de eleitor digitalizado (ou o e-Título).
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.