Sua empresa precisa fazer a emissão das notas fiscais após a prestação de serviços. Para isso é possível utilizar o site da prefeitura. Confira como fazer a emissão de NFS-e para empresas optantes pelo Simples Nacional na prefeitura de Curitiba:
Acessando o portal da prefeitura
1. Acesse o portal da prefeitura http://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/iss/default.aspx
2. Faça o login informando o usuário da sua empresa, a senha de acesso e o código solicitado.
Primeiras informações para emissão da nota fiscal
1. Após acessar o sistema, clique em NFS-e
2. Clique na opção Emitir NFS-e
3. Será necessário informar os dados do tomador do serviço (seu cliente), selecione a opção Pesquisar Tomador. Após insira CNPJ ou CPF e os dados do endereço de quem contratou o seu serviço.
4. A natureza da operação indica se há cobrança de ISS (imposto municipal). Quando esse imposto é devido a escolha deve ser a opção ISS devido em Curitiba.
Entenda quando outras naturezas de operação são usadas:
- ISS devido em Curitiba: esta é opção padrão, indica que você prestou o serviço na cidade onde sua empresa está cadastrada;
- ISS devido a outro município: esta opção indica que você prestou o serviço em outra cidade, porém não são todas as atividades que estão autorizadas para escolher essa opção. Para consultar quais atividades permite essa escolha, consulte a orientação dos nossos especialistas;
- Imune: esta opção deve ser selecionada quando o serviço for prestado para um cliente do exterior.
5. Na opção Regime de Tributação, confira se está selecionada a opção Optante pelo Simples Nacional.
Importante: a prefeitura tem levado cerca de 7 dias para reconhecer o enquadramento no Simples Nacional após o resultado. Por isso, caso sua empresa seja nova e/ou tenha enquadrado no Simples recentemente e essa opção não venha selecionada automaticamente, basta fazer a seleção manual.
.Informando os serviços prestados
1. Na Discriminação do Serviço insira uma descrição do serviço prestado, a alíquota aproximada de imposto e a alíquota de ISS. Caso queira é possível incluir outras informações neste campo, como a forma de pagamento, por exemplo.
Sugestão: Serviços prestados em [atividade] no período de [mm/aaaa]. O valor aproximado de tributos é de [x%] e a alíquota de ISS é de [x%].
Dica: Se você é cliente Contabilizei pode consultar as atividades e alíquotas da sua empresa em nossa plataforma no menu Notas Fiscais > Minhas alíquotas.
2. Insira o valor do serviço prestado que foi combinado com o seu cliente.
3. No campo alíquota não é necessário efetuar alteração.
4. Informe qual foi a atividade prestada referente a essa nota fiscal que está sendo emitida.
Inicialmente estará selecionada a atividade principal da sua empresa, você pode alterar fazendo busca nas opções Atividades CNAE ou Atividades.
Dica: Se você é cliente Contabilizei pode consultar as atividades que sua empresa possui no menu Notas Fiscais > Minhas alíquotas.
5. O campo Retenção na Fonte deverá ser marcado dependendo das atividades prestadas, do seu cliente e da legislação municipal.
Em regra geral, o ISS não é retido por isso esse campo não precisa ser marcado.
6. No campo Impostos Retidos na Fonte, não é necessário preencher informações.
7. Insira os caracteres selecionados na imagem, clique em Visualizar e se estiver tudo correto clique em Confirmar.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.